Palestra "Mulheres na Literatura de Expressão Portuguesa"

Palestra "Mulheres na Literatura de Expressão Portuguesa"



18 Apr 19:00 - 21:00 - Luanda
CCBA - Centro Cultural Brasil-Angola

Route

O Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA) realiza, no dia 18 de abril – quarta-feira, às 19h, a palestra “Mulheres na Literatura de Expressão Portuguesa”, ministrada pela especialista em Literatura Brasileira, Portuguesa e Afro-Lusófona, a P.H.D. Mônica Rector. O evento terá entrada gratuita para o público.

A partir da análise de trechos de obras de renomadas escritoras brasileiras, portuguesas, angolana e moçambicana, a professora Mônica Rector traça um panorama da presença da mulher em seu contexto histórico, e de uma forma mais abrangente, analisa sua condição enquanto escritora perante à sociedade a qual pertence.

Destacando sobretudo a questão da construção social das relações entre homens e mulheres, baseada no patriarcado, a palestrante discorrerá sobre como estas expoentes da literatura em Língua Portuguesa relatam os pequenos avanços de reconhecimento da presença feminina, nesta área, em épocas diferenciadas ao longo dos séculos XX e XXI.



Trata-se de uma análise geracional e histórica sobre o papel da mulher na literatura produzida no Brasil, Angola, Portugal e Moçambique.

Mônica Rector Nasceu em São Paulo, formou-se pela Universidade de São Paulo em Letras Neolatinas, fez seus estudos de pós-graduação em Madrid. Defendeu mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo, lecionando na Escola de Comunicações (USP) por vários anos até mudar-se para o Rio de Janeiro. Defendeu tese de livre-docência na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Passou a lecionar na UFRJ, na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) até sua vinda aos EUA para integrar-se na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, em 1987, primeiro como professora visitante e depois como permanente. Lecionou Literatura Portuguesa, Brasileira e Afro-Lusófona, Filme e Cultura com ênfase em literatura feminina até sua aposentadoria, em 2016.

Sua bibliografia engloba 31 livros como autora, co-autora e editora, além de 190 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.



© 2019 Siguez